TV Jornal Caruaru define regras para debate com candidatos a prefeito

Mário Flávio - 18.09.2012 às 19:37h

O primeiro debate do Sistema JC com candidatos em Caruaru foi na Rádio Jornal

Depois de um debate entre  debate entre os candidatos à prefeitura de Caruaru pela Rádio Jornal local, será a vez da TV Jornal Caruaru reunir os prefeituráveis, em um encontro que será realizado na própria sede da emissora no dia 25 de setembro de 2012, às 21h15.

No contexto

Confira as regras do debate clicando aqui

O debate terá até uma hora e trinta minutos de duração, dividido em quatro blocos, nos quais os candidatos Ze Queiroz (PDT), da coligação Caruaru com a força do Brasil, Miriam Lacerda, (DEM), da coligação Caruaru em boas mãos, e Fábio José (PSOL), da coligação Caruaru Pode Mais, farão comentários e perguntas entre si e responderão a perguntas de candidatos oponentes, jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e telespectadores. Iniciando a participação dos candidatos cada um deles responderá em até 30 segundos a pergunta do mediador: Porque quero ser prefeito de Caruaru, a ordem de apresentação das respostas será sorteada ao vivo.

No primeiro e terceiro blocos, candidato pergunta a candidato. Cada pergunta  – de tema livre – terá duração máxima de trinta segundos. Cada resposta terá duração máxima de dois minutos. Haverá réplica e tréplica  com duração de um minuto cada. O mediador realizará um sorteio ao vivo na abertura da rodada de perguntas para determinar o candidato que fará o primeiro questionamento  ao oponente de sua livre escolha. O candidato que responder fará a próxima pergunta  ao candidato que ainda não perguntou nem respondeu e assim por diante. O ultimo candidato a perguntar fará a pergunta a quem iniciou o bloco.

No segundo bloco os candidatos vão responder a perguntas dos telespectadores previamente selecionadas pela produção, e comentarão as respostas dos outros candidatos, as perguntas terão tema livre.  No quarto bloco os candidatos vão responder a pergunta de jornalistas do SJCC. As perguntas terão tema livre.  Neste bloco haverá sorteio do jornalista que irá perguntar e do candidato que irá responder. Ao final do quarto bloco o candidato terá um minuto para suas considerações finais, a ordem será sorteada ao vivo.

DIREITO DE RESPOSTA

Por respeito ao telespectador e à legislação eleitoral, os candidatos devem evitar agressões físicas e verbais de cunho pessoal. os excessos, especificamente, nos casos de injúria, calúnia e difamação serão punidos com direito de resposta de um minuto e o assunto abordado deverá limitar-se ao fato que ensejou o benefício da resposta.