PSDB vai definir candidaturas majoritárias até maio

Mário Flávio - 27.01.2016 às 11:36h

  

Do Blog da Folha 

O PSDB deve definir candidaturas nos municípios pernambucanos até maio deste ano. É o que afirmou o presidente estadual da legenda, o deputado estadual Antônio Moraes, em entrevista à Rádio FolhaPE 96,7 nesta terça-feira (26). Apesar de considerar o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) como um bom nome para disputar a majoritária no Recife, o parlamentar afirma que vai conversar com o presidente nacional do partido, o senador Aécio Neves, os deputados federais e as principais lideranças políticas no Estado.

“Daniel é um grande pré-candidato e já demonstrou isso nas eleições passadas. Em uma eleição em Recife, você precisa de muita coisa, tudo precisa ser discutido. Não pode ser feito de forma amadora”, declarou o tucano. O PSDB tem sofrido pressão de várias lideranças internas para se posicionar: o vereador André Régis e o deputado federal Betinho Gomes são alguns que defendem candidatura própria na Capital, com o nome de Daniel Coelho. “A gente espera, até maio, já estar com essa coisa toda fechada. Até porque, eu não tenho nenhuma dúvida de que qualquer partido só cresce se tiver candidaturas majoritárias. Essa é uma questão que ninguém pode refutar”, complementou.

De acordo com Antônio Moraes, Aécio Neves orientou que fosse feito um levantamento sobre as cidades com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco. A orientação do PSDB nacionalmente é lançar candidatura majoritária nas capitais e em cidades com mais de 200 mil moradores.

Sobre a migração de Daniel Coelho do PSDB para outra legenda menor, caso sua candidatura a prefeito da Capital não vingue, Moraes acredita que isso não vai ocorrer. “Em momento nenhum, Daniel fez esse questionamento de deixar o partido. Ele está se saindo muito bem em Brasília”, afirmou. O parlamentar acrescentou, ainda, que Daniel tem como crescer dentro do PSDB, onde é respeitado pelo ex-candidato a presidente da República e pela militância.
Jaboatão – Evandro Avelar e Conceição Nascimento são alguns nomes tucanos que podem concorrer a eleição para prefeito do município, cuja Prefeitura é comandada pelo PSDB há dois mandatos, com Elias Gomes. Nada, contudo, está definido. Antônio Moraes, inclusive, teme pela cidade.

“Eu imagino Jaboatão voltar para as mãos de algum irresponsável. Aquilo era uma zona, não se tinha o controle de absolutamente nada. Hoje, você tem uma equipe estruturada, uma Prefeitura se organizando, as coisas funcionando”, preocupa-se o deputado. Apesar das declarações, nenhum nome foi citado pelo presidente estadual. A indicação para a sua sucessão parece mesmo estar nas mãos do próprio Elias Gomes.
Caruaru e Petrolina – Outras cidades importantes para o PSDB são Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. Em Caruaru, os nomes cogitados são Djalma Cintra, Manuel Santos e Raffiê Dellon. “Caruaru vai ter segundo turno”, afirma taxativamente e de forma confiante o parlamentar. No município sertanejo, o nome de Guilherme Coelho parece ser o mais cotado pelos tucanos para substituir Júlio Lóssio (PMDB).