
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, informou nesta segunda (29) que dissolverá o parlamento e convocará uma eleição antecipada para 23 de julho, depois que sua legenda, o Partido Socialista Obrero Español (PSOE), sofreu um revés nas eleições regionais e locais de domingo.
O Partido Popular (PP), conservador, de Alberto Nunez Feijóo, acompanhado em alguns lugares pelo Vox, de extrema-direita, deverá controlar oito das 12 regiões em disputa na votação do fim de semana, incluindo grandes cidades como Madri e Valência.
“Assumo a responsabilidade pessoal pelos resultados e acredito que é necessário responder e submeter nosso mandato democrático à vontade popular”, disse Sanchez em um discurso televisionado na segunda-feira.
Doze regiões estavam em disputa nas urnas e mais de 8.000 municípios. Historicamente, o partido que fica em primeiro lugar nas eleições locais tende a ganhar o voto nacional, que inicialmente seria realizada em dezembro.
O resultado de domingo pode abrir caminho para o PP voltar ao poder cinco anos depois que os socialistas o derrubaram do governo, embora a economia da Espanha sob Sánchez tenha apresentado um desempenho melhor do que o esperado.