Pesquisa EXAME/IDEIA divulgada, nesta quinta-feira (22), mostra que para o governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) lidera a disputa, com 30% das intenções de voto no primeiro turno em pergunta estimulada.
Em seguida, vêm Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 22% e Rodrigo Garcia (PSDB), com 18%. Antônio Jorge (DC), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo) e Edson Dorta (PCO) tiveram 1% . Os demais candidatos não alcançaram 1%.
Intenção de votos o governo de São Paulo (estimulada):
Fernando Haddad (PT): 30%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 22%
Rodrigo Garcia (PSDB): 18%
Antônio Jorge (DC): 1%
Elvis Cezar (PDT): 1%
Vinicius Poit (Novo): 1%
Edson Dorta (PCO): 1%
Carol Vigliar (UP): 0,4%
Altino Júnior (PSTU): 0,3%
Gabriel Colombo (PCB): 0,3%
Brancos e Nulos: 14%
Não sabem ou não responderam: 11%
Segundo Turno
EXAME/IDEIA testou cenários de segundo turno. Haddad venceria os dois confrontos simulados. Um contra Garcia (43% a 35%), e outro com Tarcísio (47% a 38%). A pesquisa ainda fez um teste entre o tucano e o ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na disputa, os dois aparecem empatados, dentro da margem de erro de três pontos, com leve vantagem a Garcia: 34% a 31%.
Rejeição
Em primeiro lugar no primeiro turno, Fernando Haddad também é o mais rejeitado, com 36%. Tarcísio e Garcia têm 15% de rejeição cada. Cila Schulman pontua que esse alto índice do petista é um ponto de atenção, principalmente no segundo turno, que ele entre um dos dois com menor rejeição do eleitorado.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas do estado por telefone entre os dias 16 e 21 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-06629/2022.