
O Partido Liberal (PL) deve se tornar um importante aliado da governadora Raquel Lyra (PSD) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco para investigar um contrato publicitário do Governo do Estado. A mudança na liderança da bancada, oficializada no Diário Oficial, coloca o deputado Nino de Enoque no lugar de Abimael Santos como novo líder do partido na Casa.
Com a troca, caberá a Nino indicar o representante do PL na CPI — escolha que poderá recair sobre ele próprio ou sobre o deputado Renato Antunes. Ambos participaram, na manhã desta terça-feira (13), de uma reunião com a governadora, que contou com a presença dos deputados do PL, exceto Alberto Feitosa, opositor declarado à gestão.
A alteração interna tende a suavizar o cenário para o Governo no andamento da comissão. A CPI terá nove membros, e, com a nova configuração, a tendência é que cinco sejam aliados de Raquel Lyra, contra quatro da oposição. Antes da mudança, o PL contava com três deputados que haviam assinado o pedido de investigação — Abimael Santos, Coronel Feitosa e Joel da Harpa. No entanto, apenas Alberto Feitosa não subscreveu a mudança de liderança, que abre espaço para um alinhamento maior da legenda com o Palácio do Campo das Princesas.