Durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, que homenageou os 20 anos do falecimento de Miguel Arraes, a vice-presidente nacional do Solidariedade e neta do ex-governador, Marília Arraes, destacou a necessidade de transformar a atual correlação de forças no Congresso Nacional. “Em nome do legado de Miguel Arraes, da sua história, dos seus princípios e da sua luta pela democracia e justiça social, precisamos vencer as eleições de 2026 e mudar a atual correlação de forças no Congresso Nacional”, afirmou.
Herdeira política do avô, Marília relembrou momentos marcantes do dia 13 de agosto de 2005, quando Arraes faleceu, e da noite anterior, em que permaneceu ao lado dele durante a internação. Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar fez um resgate das transformações políticas do país nas últimas décadas, citando o que chamou de “golpe”, o avanço da “extrema-direita”, a prisão e a soltura do presidente Lula, além das mudanças no cenário nacional. “Ele vive nos trabalhadores, nos que lutam e nos que se beneficiam de suas conquistas. Em cada canto de Pernambuco que eu ando, eu vejo Arraes. A Marília de 21 anos estava certa. Meu avô não morreu. Ele é Miguel Arraes”, declarou.
Marília Arraes iniciou sua trajetória como vereadora do Recife e foi deputada federal, tornando-se a primeira mulher a disputar o segundo turno das eleições majoritárias na capital pernambucana. Em 2022, recebeu mais de 1,9 milhão de votos na eleição para o Governo do Estado.
