Lula entrou em contato com a embaixada do Brasil no Peru para tratar de impeachment de presidente

Jorge Brandão - 08.12.2022 às 10:25h
Foto: Reprodução

Da CNN

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato com a embaixada do Brasil no Peru para obter mais informações sobre o impeachment do presidente do país, Pedro Castillo.

Em nota, Lula lamentou os fatos que levaram a destituição de Castillo. “Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos”, disse Lula.

O presidente eleito aproveitou para desejar êxito para a nova presidente do país, Dina Boluarte.

Mais cedo, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já havia dito que o presidente eleito teve uma conversa com os integrantes da embaixada brasileira no país sul-americano. “Eu não acompanhei, mas soube que o presidente (Lula) manteve contato com a embaixada e com as autoridades brasileiras para se apropriar do que tinha acontecido”, disse Haddad.

O Congresso do Peru aprovou na quarta-feira (7) o impeachment do presidente Pedro Castillo, que acabou detido pela Polícia Nacional. A vice, Dina Boluarte, assumiu.

Mais cedo, Castillo anunciou estado de exceção e dissolveu parcialmente o Congresso.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que a situação preocupa e que o Brasil deseja êxito para Dina Boluarte, que assumirá o cargo:

O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte.