Curiosamente na sessão da Câmara Municipal de Caruaru nesta terça (18), o vereador e candidato à reeleição Louro do Juá (DEM), representante da base de oposição na Casa, utilizou a tribuna para fazer uma advertência aos demais vereadores da situação que também disputam novamente uma vaga no legislativo. “Onde estão os vereadores da base do governo que não observam secretários da prefeitura utilizando a máquina para promover abertamente determinados candidatos a vereador no município? “, questionou o democrata.
Louro se referiu especificamente em sua fala ao secretário secretário municipal de gestão e serviços públicos do município, Anselmo Pereira. Ele afirmou abertamente na plenária que Anselmo estaria fazendo campanha para um candidato a vereador, e que este seria Marcelo Gomes (PSB). Ele estaria utilizando serviços da máquina administrativa sobretudo na zona rural, com autorização de liberação de serviços para determinadas localidades, pedindo votos para o candidato. Na verdade, a coordenação da campanha de Zé Queiroz na zona rural ficou com Anselmo, que tem livre circulação entre os moradores de várias comunidades. “Apesar de ser da oposição, eu faço uma advertência aos candidatos da situação, pois não se pode permitir que Anselmo, um secretário municipal, utilize serviços municipais em benefício de um candidato. Corremos o risco de perder espaço para quem não conhece nada de uma Câmara Municipal”, completou.
Depois do discurso, o presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB), comentou as declarações de Louro, afirmando que também havia recebido comentários similares ao que foi descrito pelo democrata e consultou os vereadores presentes para que fosse enviado um ofício a Anselmo Pereira, com o objetivo de que ele esclareça essas afirmações. A equipe do blog entrou em contato com o secretário, mas ele afirmou que não comentaria afirmações de vereadores e disse que não tinha nada a declarar sobre o assunto.