Jorge Quintino solicita audiência pública para avanço do uso da cannabis medicinal, em Caruaru

Lucas Medeiros - 02.03.2023 às 19:25h
(Imagem: Vladimir Barreto)

O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) solicitou, nesta quinta-feira (02), uma audiência publica para debater o avanço do uso da cannabis medicinal no tratamento de doenças, em Caruaru. O parlamentar afirmou que o tema é importante para a população do município e disse que o uso da planta para o meio medicinal vai trazer benefícios para quem necessita na cidade.

“Precisamos promover o debate sobre o tema de maneira ampla e democrática com a população de Caruaru, estudiosos, associações, médicos, pacientes, famílias e especialistas se faz necessário e urgente. Todavia, com a realização da audiência pública, iremos avançar nessa pauta e trazer benefícios para saúde da população.”, disse Quintino

No Congresso Nacional tramitam alguns projetos de lei que tratam sobre o assunto. Em 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanintária (Anvisa) publicou uma resolução que passa a disciplinar o uso medicinal da cannabis. De acordo com o seminário internacional “Cannabis medicinal: um olhar para o futuro”, promovido pela Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o palestrante e neurocientista Sidarta Ribeiro citou que há várias doenças tratáveis com cannabis, entre elas, Transtorno de Espectro Autista (TEA) infantil, carcinoma, distonia, dor crônica, depressão, encefalopatia, epilepsia, esclerose, esquizofrenia, fibromialgia, paralisia cerebral, Parkinson, retardo mental e transtorno de desenvolvimento. Outrossim, dentre os benefícios que a planta traz, ela traz consigo o efeito anticonvulsivo, anti-inflamatório, antidepressivo e anti-hipertensivo, além de ser usado também como analgésico e no tratamento para aumentar o apetite.