Governo de Pernambuco lança licitação para construção do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns

Mário Flávio - 17.04.2025 às 23:49h

O Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela construção do Hospital Mestre Dominguinhos, no município de Garanhuns, Agreste Meridional. A obra representa um investimento superior a R$ 135 milhões e prevê a implantação de uma unidade hospitalar com 269 leitos, voltada para atendimento de alta complexidade.

O hospital será construído em uma área de 26,4 mil metros quadrados, dividida em três pavimentos, e terá prazo de execução de 18 meses. A estrutura contará com centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), centro de diagnóstico, urgência e emergência, hemodinâmica, centro de reabilitação, ambulatório com 15 consultórios, além de serviços nas áreas de neurologia, ortopedia, cardiologia, clínica médica e para pacientes vítimas de trauma e queimaduras. A nova unidade atenderá tanto adultos quanto crianças.

A gestão do hospital será feita pela Secretaria Estadual de Saúde. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos, e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) será responsável pela execução da obra. Para a governadora Raquel Lyra, a construção do hospital representa mais um avanço na interiorização da saúde pública no estado. “Estamos trabalhando para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e melhores condições para os profissionais da nossa rede”, afirmou.

Segundo a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, o novo hospital irá reforçar a assistência hospitalar da V Gerência Regional de Saúde (Geres), composta por 21 municípios. “Trata-se de uma iniciativa alinhada ao plano de regionalização do Governo do Estado, que busca levar a saúde para mais perto da população do interior”, destacou.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, reforçou a importância do projeto na estratégia de descentralização da infraestrutura de saúde. “O Hospital Mestre Dominguinhos é emblemático para a região. Além de ampliar o acesso da população à saúde de qualidade, vai ajudar a desafogar os equipamentos da Região Metropolitana do Recife”, disse.

De acordo com o presidente da Cehab, Paulo Lira, a companhia aplicará sua experiência técnica para assegurar a entrega da unidade com alto padrão de qualidade. “É uma obra de grande porte que trará benefícios duradouros para Garanhuns e os municípios vizinhos”, declarou.

Este é o segundo grande anúncio estruturador feito pelo Governo de Pernambuco para Garanhuns em 2025. No mês de março, foi lançada a licitação para a construção de uma maternidade no município. Outras unidades também estão previstas para Serra Talhada, Ouricuri e Igarassu, em uma iniciativa que integra recursos federais e estaduais.

Foto: Janaína Pepeu/Secom