O jornalista Inaldo Sampaio apresentou no sábado o resultado de uma pesquisa que avaliou positivamente o governo Zé Queiroz. Segundo o jornalista “a pesquisa foi feita pelo Instituto Cipec, de responsabilidade do argentino Diego Brandy, que dá assessoria para o PSB desde a primeira campanha de Eduardo Campos e acaba de constatar uma reviravolta no quadro político de Caruaru”. Ainda de acordo com Inaldo, a pesquisa foi realizada na primeira semana de dezembro com 400 questionários. À pergunta sobre se o eleitor aprova ou desaprova a administração municipal, 52% disseram que sim, ante 31% que responderam negativamente. O restante não soube ou não quis responder.
Algumas questões devem ser observadas com a divugação desses números. A primeira é que os números positivos aparecem após uma semana de intenso bombardeio da mídia com relação às decalrações do vice-governador. João Lyra afirmou com veemência que todas as pesquisas feitas mostravam que Zé Queiroz tinha problemas de avaliação. Com esse novo resultado, a intenção é que o fogo amigo esfrie e mostre que o quadro de dificuldade começa a ser revertido.
Outra questão a ser levada em conta é que se o resultado foi levado à imprensa, tem o aval do governador Eduardo Campos. O socialista tem vindo várias vezes a Capital do Agreste e mostra alinhamento e afinidade, seja com o prefeito ou com o deputado federal Wolney Queiroz, filho de Zé. Fica claro que apesar de todos os problemas, Eduardo só não apoia o nome de Queiroz se a rejeição for muito alta.
Os governistas comemoraram a divulgação da pesquisa, que chega para dar um novo fôlego aos que defendem a reeleição e uma ducha de água fria, para os que apostam numa candidatura diferente. O governador evita falar em eleição, mas faz monitoramento constante por meio de pesquisas, assim ele vai traçar um paralelo para que seja dado o destino da Frente Popular em Caruaru.
FOGO AMIGO – O maior problema do prefeito Zé Queiroz está na sua base. A última reunião da Câmara Municipal mostrou isso. As palavras mais usadas pelos aliados foram: demagogia e hipocrisia. E o projeto que gerou toda a polêmica foi de autoria do Dr. Demóstenes, que também é da base do governo.
SEM SINTONIA – A exposição dos vereadores quando usam à Tribuna mostra que praticamente não existe conversa para evitar certos vexames. Os debates acalorados mostram que falta sintonia entre oa edis da base. Caso houvesse, não teríamos tantos choques de opiniões entre aliados.
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – Diante de tantos desencontros entre os vereadores da base fica a pergunta: qual o papel da secretaria de Relações Institucionais com a Câmara? O vice-prefeito Jorge Gomes e Eduardo Guerra não conseguem evitar o desgaste entre os aliados. Desde que Douglas Cintra deixou a pasta, que a situação ficou delicada.
CONFRA – Ainda não foi confirmada a data para a confraternização entre o prefeito e os vereadores. A expectativa é que nesse encontro aconteça a reaproximação entre o Executivo e alguns vereadores, entre eles o presidente da Câmara. Desde dezembro do ano passado, que Lícius Cavalcanti não vai ao Palácio Jayme Nejaim.
FOGO AMIGO NA OPOSIÇÃO – Não é só o prefeito Zé Queiroz que enfrenta problemas com o fogo amigo. O grupo liderado pelo ex-prefeito Tony Gel tem uma questão delicada para resolver com o PSDB. Diogo Cantarelli bateu o pé e disse que é candidato a prefeito no ano que vem. Lá se vão quase cinco minutos no guia eleitoral.
APOIO – Diogo Cantarelli quer o apoio de Dr. Demóstenes no ano que vem. Mesmo o médico sendo filiado ao PSD, ele disse que devido a insatisfação de Demóstenes com o grupo governista, vai tentar trazê-lo para o ninho dos tucanos. Situação difícil, já que o presidente do PSD em Caruaru, Adolfo José, deve sentar com Demóstenes nos próximos dias.
PMDB – A novela sobre a situação do PMDB local deve ter mais capítulos nos próximos dias. Rivaldo Soares afirma que conseguiu na justiça algumas filiações. Já o presidente da legenda em Caruaru, Adjar Soares, diz que não foi notificado e segue tranquilo com relação ao partido em Caruaru.