
A população de Caruaru agora conta com um espaço permanente de incentivo à leitura no Expresso Cidadão. Nesta quarta-feira (13), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Secretaria de Administração do Estado (SAD) lançaram o Expressoteca, projeto que disponibiliza gratuitamente livros para leitura e empréstimo nas nove unidades do programa em Pernambuco, incluindo a localizada no Shopping Caruaru, no bairro Indianópolis.
A iniciativa tem como objetivo transformar o tempo de espera por atendimento em momentos de entretenimento cultural e acesso ao conhecimento. Para viabilizar o projeto, a Cepe doou 1.500 exemplares de seu catálogo, abrangendo gêneros como romance, conto, crônica, poesia, biografia, fotografia, artes cênicas e história, de autores pernambucanos e nacionais. Entre os nomes disponíveis, estão Hermilo Borba Filho, Osman Lins, Gilvan Lemos, Audálio Alves, Vanessa Molnar, Marcus Accioly e Andrea Nunes.
As estantes criadas especialmente para o projeto possuem rotação de 360 graus, facilitando a escolha dos títulos. Cada unidade do Expresso Cidadão recebe 200 livros, com reposição conforme a demanda. Os exemplares podem ser levados para casa, ampliando o alcance do incentivo à leitura.
O presidente da Cepe, João Baltar Freire, destacou que o projeto reforça a missão da editora de democratizar o acesso à literatura. Já a gerente-geral do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, ressaltou que a ação “transforma o tempo de espera em uma oportunidade de descoberta, aprendizado e lazer, contribuindo para a formação de uma sociedade mais leitora e participativa”.
O Expresso Cidadão Caruaru realiza, em média, 10.500 atendimentos por mês, oferecendo serviços como emissão de documentos pessoais, atendimento à Compesa, seguro-desemprego, defesa do consumidor, intermediação de vagas de emprego e estágio, entre outros. Agora, além dos serviços tradicionais, o espaço se consolida também como um ponto de acesso à cultura e ao conhecimento.
Além de Caruaru, a instalação do Expressoteca foi feita simultaneamente nas outra oito unidades nos municípios do Recife, Olinda, Carpina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. “O projeto é mais uma iniciativa que a Cepe abraça com carinho dentro de sua missão de incentivar a leitura e facilitar o acesso da população ao livro por entender a importância das obras literárias para a promoção da cidadania”, afirmou o presidente da Cepe, João Baltar Freire, durante a inauguração do equipamento do Expresso Cidadão do Pina, localizado no shopping center RioMar Recife.