Brasil será independente na produção de vacina em 2022, garante Marcos Pontes

Jorge Brandão - 31.12.2021 às 11:25h

Durante entrevista ao programa ‘A Voz do Brasil’ o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que a partir de 2022, o Brasil será independente na produção de vacinas para a Covid-19 e estará preparado para futuras pandemias.

O ministro também contou das ações da pasta durante o bate papo, exemplo dos 15 tipos de investimentos em tecnologias de vacinas. “[Essa estrutura] vai servir para outras pandemias que nós teremos, sem dúvida nenhuma. Vai servir para doenças negligenciadas, como dengue, zika e chikungunya, e além disso nós temos a ampliação da infraestrutura de pesquisa para vírus e viroses emergentes. Chamo de programa escudo para o Brasil estar muito mais preparado para as próximas pandemias. A gente não pode passar por uma pandemia e não aprender com isso”, disse.

Além disso, Pontos também citou alguns projetos da pasta para 2022, como o início de construção de um laboratório de biossegurança nível 4, que será o primeiro da América Latina; o início das operações do Instituto Nacional do Mar; a construção do Criosfera 2 na Antártica; o aumento do número de laboratórios remotos na Amazônia, com a expectativa de chegar a 50 estações; o desenvolvimento da primeira bateria de nióbio e grafeno e o aumento das tecnologias de biocombustível.