Bandeiras da campanha da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) foram incendiadas no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. O episódio ocorreu na segunda-feira (24) e levou a coligação Pernambuco de Coração a acionar a Polícia Federal.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram bandeiras em chamas no trecho final da Avenida Conselheiro Aguiar, próximo à Avenida Antônio de Góes. Outros registros mostram o material queimado e acumulado em uma calçada.
Até o momento, não há informações sobre a autoria do ato nem sobre as circunstâncias em que o material foi incendiado.
A coligação Pernambuco de Coração informou que procurou a Polícia Federal para solicitar a apuração de uma possível vandalização do material utilizado na campanha da governadora.
O Código Eleitoral estabelece como crime inutilizar, alterar ou perturbar meio de propaganda devidamente empregado. A pena prevista no artigo 331 é de até seis meses de detenção ou pagamento de 90 a 120 dias-multa.
O eventual enquadramento do episódio como crime eleitoral dependerá da investigação e do esclarecimento das circunstâncias em que ocorreu a destruição do material.
Procurada sobre o caso, a Polícia Federal informou que não confirma nem comenta eventuais investigações em andamento.

