Procuradoria da Itália pede rejeição de extradição de Carla Zambelli e cita decisão de Alexandre de Moraes

Mário Flávio - 01.07.2026 às 10:03h

A Procuradoria-Geral da Itália apresentou parecer contrário ao pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli, reforçando o entendimento de que ela não deve ser enviada ao Brasil para cumprimento da pena determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, o órgão volta a mencionar decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos envolvendo a ex-parlamentar.

O parecer foi apresentado no âmbito da análise do pedido de extradição formulado pelas autoridades brasileiras. A manifestação da Procuradoria italiana ocorre após a Justiça do país já ter negado, em maio, um pedido de extradição relacionado ao caso da invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carla Zambelli foi condenada pelo STF, em 2025, pelo episódio em que sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A decisão da Corte determinou sua condenação e fundamentou o pedido de extradição encaminhado pelo governo brasileiro.

Agora, caberá à Justiça italiana analisar o parecer da Procuradoria antes de decidir sobre o pedido. Enquanto isso, o processo segue em tramitação no país europeu, que avaliará se há fundamentos jurídicos para atender à solicitação das autoridades brasileiras.