O vereador Osmar Ricardo foi eleito presidente do diretório municipal do PT no Recife, em eleição interna encerrada na madrugada desta segunda-feira (8). Com o apoio da senadora Teresa Leitão e alinhado ao grupo que defende a aliança com o prefeito João Campos (PSB) nas eleições de 2026, Osmar obteve uma vitória expressiva, consolidando sua força dentro da legenda. Ele recebeu 5.582 votos, mais que o dobro do segundo colocado, o ex-vereador Jairo Brito, que obteve 2.695 votos. Em terceiro lugar ficou o cientista político Pedro Alcântara, com 450 votos.
A vitória fortalece o campo petista que busca manter o alinhamento com o PSB no Recife e representa também um revés para o grupo do senador Humberto Costa, que apoiava a candidatura de Jairo Brito. Já Pedro Alcântara tinha o apoio do deputado estadual João Paulo Silva e do ex-deputado federal Fernando Ferro.
A eleição de Osmar é vista como um reforço à estratégia de reeleição de João Campos, que tem buscado manter coesa a base de partidos que o apoiaram nas últimas eleições. A atuação do vereador é marcada por fidelidade ao projeto político do prefeito, o que foi determinante para sua escolha por parte da militância.
Em 2024, Osmar Ricardo ficou na primeira suplência, mas retornou à Câmara Municipal após o prefeito convidar o vereador Marco Aurélio (PV), da mesma federação, para assumir uma secretaria municipal. Assim, Osmar reassumiu o mandato.
Além da ligação política com João Campos, Osmar é irmão de Oscar Barreto, atual secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, reforçando o vínculo da família com a gestão municipal.
O resultado da eleição será oficializado em entrevista coletiva marcada para as 11h desta terça-feira.
